fbpx
Dia internacional da mulher

No dia Internacional da Mulher temos muito que comemorar

Em todos os dias 8 de março ao longo do século XXI um sentimento se restabelece. A reivindicação é por igualdade e renovação da luta contra a violência.

No dia Internacional da Mulher, pensamos que essa data de homenagear as mulheres, tem a ver com o calendário comercial mas, diferente de outras datas comemorativas, ela não foi criada para incentivar o comércio. O dia da Mulher simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Este ano o dia terá uma maior notoriedade, pois 2020 é um ano que pode apresentar um bom momento de mobilizar atividades no mundo com a intenção de atingir a igualdade de gênero e os direitos humanos para mulheres e meninas.

Igualdade de direitos

O entendimento que emerge no mundo é de que, foram feitos alguns progressos, mas as mudanças reais têm sido lentas para a maioria das mulheres e meninas em todo o planeta. Na verdade, nenhuma nação pode afirmar que alcançou a igualdade de gênero. Principalmente com relação aos questionamentos culturais e as muitas leis que continuam inalteradas.

A falta de reconhecimento de mulheres e meninas continua, a raiz histórica mais profunda e séria do simbolismo dessa data é a luta para terem suas condições equiparadas às dos homens. A reivindicação por igualdade salarial é um desafio, pois elas ainda trabalham mais e ganham menos e têm menos opções, além de conviverem em meio a múltiplas formas de violência no lar e em espaços públicos.

Esse movimento é contra a ameaça de reversão de ganhos dos direitos das mulheres que foram duramente conquistados.

Luta das mulheres

Geração Igualdade

Em muitos lugares pelo mundo, ocorrem conferências e eventos dedicados aos temas da igualdade de gênero, violência contra a mulher, histórias de luta e outros temas ligados ao universo feminino.

Essas reuniões com as próximas gerações de mulheres e meninas líderes, ativistas de igualdade de gênero com as pessoas defensoras e visionárias dos direitos das mulheres, celebram as pessoas de todas as idades e sexos que colaboraram para a mudança da realidade das mulheres, e discutem como elas podem enfrentar coletivamente os temas atuais para dar capacidade as mulheres e meninas nos próximos anos.

História do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é marcado como resultado da luta das mulheres com manifestações e greves. Transformada em mobilização política e ao longo do século 20 e ganhou importância como um momento de reflexão da sociedade.

O processo se iniciou na luta das mulheres operárias por mais direitos e melhores condições de vida nas fábricas, elas reivindicavam também o direito ao voto. A data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando 125 operárias morreram carbonizadas. Este acontecimento foi o percursor da data comemorativa do Dia Internacional da Mulher.

No final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. A Revolução Industrial diminuiu postos de trabalho e trouxe maior competição. As mulheres passaram a reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

Na Rússia em 8 de março de 1917 as mulheres protestaram exigindo melhores condições de vida e o direito ao voto. A manifestação reuniu mais de 90 mil pessoas tornando a data oficial. O governante da época, Nicolau II, cedeu à pressão feminina e lhes garantiu o direito.

A data foi escolhida em 1975, quando a ONU reconheceu como o Dia Internacional da Mulher.

Mulher comemore o seu dia

mulheres

Apesar de não exigir comemorações o Dia Internacional da Mulher deve ser destacado e lembrado pelas conquistas das mulheres ao longo da história.

Nós mulheres e meninas temos um longo caminho pela frente na conquista por direitos e mais respeito, devemos lembrar de comemorar o direito ao voto, à propriedade e à contracepção.

Esses direitos foram conquistados no Brasil durante o século 20. Lembrando que desde 2006 com a criação da Lei Maria da Penha, muitas mulheres passaram a ter mais paz em suas casas e fez com que a violência contra a mulher passasse a ser considerada crime.

Mulher aproveite o seu dia valorizando as mulheres e meninas que lhe rodeiam e reflita sobre os novos desafios por mais emancipação, direitos e deveres.

Acompanhe-nos através das redes sociais! Curta nossa página no facebook e siga-nos no Twitter e Instagram.

Alguma sugestão? Comente aqui, aguardamos seu comentário.

1 thought on “No dia Internacional da Mulher temos muito que comemorar”

  1. Pingback: Mulheres Empreendedoras e os seus desafios - ClicMulher

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *