Se você vive adiando as coisas importantes que precisam de uma resolução e que podem fazer diferença na sua ou na vida de outras pessoas, acabe com essa mania. Leia este artigo, não deixe para depois, procure entender e agir.
O que significa procrastinar? O nome procrastinação tem o significado de transferir para outro dia ou deixar para depois, alguma ação que precisa ser feita. É o mesmo que adiar, delongar, postergar, protelar. A Procrastinação é definida como um atraso voluntário de uma ação, ela tem reações visíveis e negativas, trazendo consequências futuras.
Essa prática é muito comum, quem nunca empurrou com a barriga a resolução de um problema ou o desenvolvimento de um projeto mais complicado que atire a primeira pedra. Procrastinar é um comportamento muito frequente, mas também muito prejudicial.
A procrastinação é um hábito que pode comprometer a qualidade de vida, é um problema que interfere nos relacionamentos interpessoais, pode prejudicar inclusive a saúde, gerando sentimentos como culpa, estresse e ansiedade, criando situações de pressão desnecessárias.
A tentativa de contornar essa prática antes que ela se torne uma rotina é fundamental. Essa espécie de vício pode ter interferência no trabalho, na carreira e no âmbito profissional. Como por exemplo o ato de deixar de cumprir com as suas obrigações, pode ser compreendido como uma falta de responsabilidade e negligenciamento das atividades. Agora entendemos um pouco sobre este ato que muitas vezes acontece de forma involuntária, selecionamos algumas sugestões de atitudes alternativas para você parar de procrastinar.
A conscientização desse hábito não é fácil pra quem já está acostumado com essa atitude e uma mudança deve acontecer aos poucos para ser duradoura, não de uma hora para a outra. Procrastinar está relacionado com a falta de motivação e produtividade que são fatores que preocupam a nossa sociedade, esses fatores estão associados a outros como ansiedade, stress e falta de foco. Para otimizar o seu tempo e aumentar a sua produtividade e proatividade, não basta saber o que é procrastinação, é preciso agir para evitar e saber exatamente como não procrastinar.
Uma pergunta que devemos refletir é: O que normalmente nos faz procrastinar? O que me faz adiar e que tipo de atividade tira a minha concentração? E a resposta é criar um mecanismo mental para evitar esse tipo de interferência
Nosso tempo hoje em dia é muito escasso e tentar realizar muitas atividades ao mesmo tempo só atrapalha. Ás vezes estamos realizando mais de uma tarefa ao mesmo tempo e não temos a consciência de que nada foi concluído, ou pior não conseguir fazer nenhuma das atividades bem feita. Foco é uma palavra mágica, estímulos externos não atrelados aquela atividade vão tornar mais fácil perder concentração. O entretenimento sempre vai parecer mais interessante do que uma obrigação, ainda mais se você estiver com um prazo mais longo para finalizar aquela demanda.
Aqui vai um toque, sabe aquele costume que geralmente todo mundo tem de ficar checando as redes sociais o tempo todo? uma dica é deixar o celular em modo avião e evitar essa distração.
Uma técnica muito usada para quem quer ser mais produtivo é a técnica Pomodoro, ela consiste em trabalhar com períodos de 25 minutos de foco total na tarefa, sem interferências externas, intercaladas com pausas de 5 minutos para descanso ou entretenimento, com algo que não esteja relacionado com a tarefa que está sendo realizada. Após 4 ciclos de 25+5 minutos, realiza-se uma pausa maior, de 30 minutos. Dividir a atividade em pequenos passos pode ajudar, é só enumerar os passos e dividir uma tarefa mais complexa em várias menores e mais fáceis de serem realizadas.
Tente controlar as distrações evitando que se torne um hábito. Um exemplo simples é na hora que uma pessoa deve iniciar o trabalho e sem mais nem menos ela se senta para ver um pouquinho de tv antes de começar e vai ficando, sem notar acaba se acomodando e de repente perde duas horas em um programa. E aí depois nem percebeu que o tempo passou e deixa a tarefa pra amanhã. No dia seguinte senta para começar a trabalhar, mas antes resolve dar uma olhada rápida nas redes sociais e acaba que consome todo o tempo que tinha disponível vendo todas as postagens que achou interessante.
E assim caminha a humanidade, dia após dia vai encontrando distrações que empurram o início do processo mais e mais para frente, quando, chega finalmente o último dia da semana. No último dia ele quer fazer tudo gerando muito stress e ansiedade, que vão só aumentando à medida que o tempo vai passando e o prazo se esgotando. Na hora de entregar o resultado do trabalho, que foi feito da forma que deu, e que na maioria das vezes não serve pra nada.
Procrastinar é isso. Deixar para o último momento o que deve ser feito agora. No fim das contas, para vencer a procrastinação é necessário ação. O quanto mais você procrastinar, pior vai ficar. Quando conseguimos parar de procrastinar, mesmo que momentaneamente, nos sentimos satisfeitos e contentes por nossa capacidade de realização. Essas vitórias devem servir como uma grande fonte de motivação para fazê-lo tomar as atitudes necessárias.
Por mais que o seu lado imediatista queira satisfazer a suas necessidades do momento, você precisa trazer o seu lado racional para o jogo. Lembre-se, ele pode vencer essa batalha.
Pingback: Mãe empreendedora uma grandiosa missão - ClicMulher