fbpx

Material Escolar 2020 – Dicas importantes de como economizar para volta as aulas

Este ano com a volta as aulas os pais devem ficar atentos com a matrícula e principalmente na compra da lista de material escolar. Uma dica é procurar avaliar bem os preços.

Chega o início do ano e é aquela agonia, as contas anuais vão chegando e além de tudo isso tem aquela aflição da compra do material escolar dos nossos filhos. Os pais querem sempre o melhor, mas nem sempre o melhor pra eles se identifica com o melhor para os pais. No assunto volta as aulas não tem como se esquivar, o que pode-se fazer é evitar os gastos exorbitantes.

Para ajudar nesta angústia a equipe do ClicMulher elaborou dicas importantes que podem ser utilizadas para ganhar no quesito economia. Vamos lá?

A primeira sugestão é analizar com bastante atenção a lista do material escolar antes de ir as compras, em casa chame seu filho para verem juntos o que pode ser reaproveitado do material do ano anterior, veja o que já tem em casa e o que possivelmente ele poderá reutilizar. Uma dica é trabalhar no sentido da compensação, pois economizando em algo pode-se comprar outro que seja bem mais necessário ou mais na moda. Itens como tênis, estojos, réguas, tesouras e lápis podem estar em bom estado e essas compras podem ser adiadas para o próximo  semestre.

Pode ser um pouco difícil falar para o seu filho que não vai ter todo o material renovado, afinal pais e filhos querem tudo novo, mas às vezes não é possível  por conta do orçamento. Com uma boa conversa, explique a importância de economizar, reaproveitar e não consumir em excesso, isso poderá ser uma lição que seu filho vai levar pro resto da vida.

Às vezes os filhos tem idades aproximadas e o mais novo pode usar sem problema o material do mais velho, de maneira lúdica pode acontecer até uma troca de material entre eles. A participação das crianças no sentido da conservação para utilização futura, também é uma dica muito legal. Adiar as compras é uma boa ideia porque nem sempre o material chega ao fim no final do ano, podendo ser utilizado por mais tempo e com isso os pais economizam. Lembrando também que os preços neste período de muita procura sempre se elevam, então tente fazer as compras à vista, ao invés de dividir no cartão.

A velha pesquisa também ajuda muito, ainda mais agora com as facilidades digitais, pois com uma simples pesquisa no celular é possível encontrar o que precisa e comparar com outras lojas, isso ajudará bastante antes de sair de casa ou até mesmo fazer a compra por meio de sites especializados.

Esclarecimento é muito importante. Eduque seu filho a não deixar se levar por modismos, os pontos de venda de material escolar estão sempre cheios de armadilhas para as crianças, com personagens ou temas de moda, gerando aquela frase “mamãe eu quero esse”. Não caia nessa, não saia da lista, explique os fatores pra não levar e crie uma recompensa pela economia.

Outra dorzinha de cabeça é a compra dos livros, nesta hora reutilizar é um tema em alta e comprar livros usados pode representar uma grande economia. Antes de tudo, vale a pena pesquisar e ver se o material está em boas condições. Pesquise nos Sebos, ou pergunte aos colegas da própria escola ou familiares, pois eles podem ter o livro,  lembre-se de observar a edição porque o conteúdo pode ter sido atualizado.

Já ouviu falar em compras coletivas? As famílias ou amigos estão usando essa tática como forma de economizar, a ideia é formar um grupo e ir até um atacado para fazer uma compra de quantidades maiores de material escolar, isso pode baixar o preço e a maioria sairá ganhando.

Cuidado também com os abusos, se notar por parte das escolas alguma exigência de compra de materiais escolares em um determinado estabelecimento ou a compra do material escolar de marcas específicas, passa a ser uma prática abusiva de acordo com a Lei 9.870/99, também os materiais de higiene e limpeza ou da área administrativa não podem ser colocados na lista, questione imediatamente.

Por fim, negocie sempre, peça descontos nas compras à vista, não pague taxas e se for o caso tente dividir o valor sem juros. Neste quesito a educação financeira é fundamental. Uma ótima volta as aulas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *