fbpx
Mae empreendedora

Mãe empreendedora uma grandiosa missão

Mãe empreendedora: Como elas encaram esse grande desafio feminino.

O significado de ser mãe é amplo, duradouro e requer tempo. Essa longa jornada de ter um filho e ser mãe empreendedora, as vezes tem muitos desdobramentos para algumas mulheres, como a complexidade de investir numa carreira profissional. As mulheres que decidem ser mãe e pensam em criar um negócio veem essa possibilidade como uma forma para ficar mais próximas dos filhos, ter um horário mais flexível e receber um rendimento extra para melhorar o sustento da sua família.
Essas mesmas mães que empreendem muitas vezes convivem com problemas profissionais e pessoais como: o julgamento, a discriminação e os diversos preconceitos que existem com as mulheres que empreendem. É preciso tempo pra entender esse processo.

Nós mulheres quando escutamos expressões como: ”Não engravide para não ficar de fora do mercado de trabalho” ou “Você está perdendo o crescimento do seu filho” ficamos com várias dúvidas. Muitas mães acabam não retornando às atividades após a licença maternidade.
Essa situação pode ser causada pelos sentimentos de culpa que carregamos depois do momento que nos tornamos mães e o apoio a essas profissionais é fundamental para que elas continuem trabalhando, empreendendo e prosperando no seu negócio. Elas precisam de tempo para se reestabelecer.


A necessidade financeira fala mais alto, mas devemos refletir bem sobre essa questão, entendendo que não é porque uma mulher teve filhos que ela deve abandonar sua carreira. Realmente alguns dados nos mostram que as mulheres se vêem casando mais tarde, colaborando para o aumento da idade e engravidando depois dos 30 anos. Como vemos, o tempo é a janela que nós mulheres temos para superar nossas responsabilidades de ser mulher, mas se quisermos encontramos tempo pra superar tudo.

Mãe empreendedora

Tempo de estudar

No mercado de trabalho atualmente, as mulheres estão investindo na carreira profissional, passando a exigir uma maior escolarização delas próprias, porém o rendimento médio das mulheres equivale a cerca de ¾ ao dos homens.
Por outro lado, no mercado, aumenta a tendência de que cada vez mais as mulheres estão assumindo os cargos mais altos e se tornando gestoras competentes aspirando o lugar deles.

Tempo de empreender

Ao decidir empreender as mães devem avaliar bem como estruturar o seu negócio. Não só a criatividade e a vontade de ganhar dinheiro que vão tornar a empresa sustentável a longo prazo.
Na criação do negócio é fundamental criar um plano, avaliar as oportunidades e definir o público-alvo. Com os dados em mãos deve-se avaliar os investimentos e diversos processos que envolvem a atividade.
Trabalhe com objetivos e metas, separe o tempo para dar atenção aos filhos e cuidar da casa. Fazendo uma agenda para aplicar uma rotina ao seu dia, anotando seus horários. Organize também as contas pra não se perder na administração do dinheiro.

Tempo de formalizar

Trabalhando por exemplo com a venda de alimentos, peças artesanais, reparo de roupas ou cuidados estéticos as mulheres acabam trabalhando informalmente em casa e cuidam dos filhos. Com a regulamentação, a possibilidade de se tornarem MEI – Microempreendedoras Individuais, essas mães passam a ter acesso aos vários direitos, como o auxílio maternidade.


O tempo de ser mãe

Em empresas estruturadas, com quadro de funcionários definidos, o aprendizado em gerir equipes e delegar atividades, a empreendedora necessita de tempo e dedicação. Um impasse que é gerado na mente das mães que empreendem é a gestão do tempo gasto entre o cuidado dos filhos, o trabalho em casa e as demandas da empresa.
As creches geralmente funcionam em meio-período ou em período integral, se a mãe administrar bem o seu tempo não vai perder o desenvolvimento da criança e já na primeira infância ela pode matricular o seu bebê.
Aproveitando o tempo restante, as mães devem desenvolver e gerenciar o seu próprio tempo para poder realizar seus sonhos e ganhar dinheiro. Compreendendo o seu dia-a-dia, faça sua rotina de acordo com a sua realidade.
Mude seus hábitos e dê qualidade de tempo para seu filho, quando estiver com ele, esqueça tudo e brinque, converse e divirta-se com ele.

O tempo de ser você.

Você é importante.

A vida também não é só sobre ver os filhos crescerem. Mesmo exaustas na maioria das vezes não podemos esquecer a pessoa mais importante de nossas vida que somos nós mesmas. Existem outras alegrias que podemos ter. Temos que ter pelo menos 1 hora por semana para nós mesmas. Use esse momento para fazer algo como: fazer uma caminhada, cuidar do corpo, da mente, assistir uma série ou almoçar com alguém.

Não se culpe por ser mãe, só nós sabemos o que é acordar a cada dia pensando se estamos fazendo o certo ou o suficiente, mas com a certeza de que estamos fazendo o melhor.

Acompanhe-nos através das redes sociais! Curta nossa página no facebook e siga-nos no Twitter e Instagram.

Alguma sugestão? Você é mãe empreendedora? Quais seus desafios? comente aqui, aguardamos seu comentário.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *