fbpx

Macramê como fazer passo a passo para iniciantes

A independência financeira está em suas mãos.

 

Macramê como fazer passo a passo para iniciantes: Ter um bom rendimento com o artesanato é uma realidade pra muitas. O Macramê é uma arte em que se trabalha com fios e nós, essa técnica não há necessidade de utilizar ferramentas ou máquinas, mas sim, as próprias mãos.

Por ser muito acessível, a técnica é muito parecida com a do crochê, a diferença é que não precisa de agulhas para ser feita. As peças artesanais são confeccionadas só com as mãos. São vários pontos, para utilizar e o mais simples deles tem duas variações e com ele já dá para usar a criatividade e fazer vários tipos de peças. Só precisa ter paciência e muitos rolos de cordão de algodão.

Na época em que surgiu o macramê, se utilizava as fibras animais e vegetais, pois se assemelhavam à lã, algodão, linho, sisal e outras. Nos dias de hoje se utiliza além desses fios, o barbante de maneira geral, linhas próprias para o macramê, fitas, linha de crochê e até linha de tricô. A escolha leva em conta o tipo do trabalho e do resultado esperado. Como os materiais são os mesmos, a criatividade e a inspiração fazem a diferença. Pode-se inovar utilizando os nós com sandálias, pulseiras, brincos, cortinas, biombos, cestos, entre outros materiais acessíveis para a execução.
As peças mais modernas tem venda nas lojas de decoração mais refinadas mas também, podem ser vendidas pela internet. O interesse em começar um pequeno negócio depende da sua habilidade em criar ou renovar as peças, existem diversas ideias possíveis de fazer que terão um retorno positivo nas vendas.

 

 

COMECE AGORA A GANHAR DINHEIRO. SAIBA MAIS!

 

 

Os nós do macramê

Os principais pontos para realizar os trabalhos do macramê são: o ponto macramê e ponto festonê, eles são essenciais para quem quer aprender como fazer macramê. Suas variações ou inspirações ajudam a criar outros tipos como o nó Josefina, o meio-nó alternante, os nós duplos em diagonal, o nó quadrado e o nó chato.
Ao iniciar a criação da peça artesanal, lembre-se em incluir pedras, miçangas, sementes e madeiras. A escolha dos fios também podem oferecer resultados diferenciados, os fios de algodão, sisal, barbante, tricô, crochê, lã e algodão geram belíssimos resultados. Também se utiliza uma base para fazer os trançados sem perder a estabilidade ao tecer as linhas.
Aprendendo os pontos básicos pode-se fazer qualquer coisa e entender mais a lógica do trançado vai torná-la uma profissional especializada.

O ponto básico do macramê

O ponto básico do macramê é feito da seguinte forma. Prenda o fio base, com um pregador na parte de baixo e na parte de cima em uma superfície plana. Com um outro fio passe por baixo do fio base e estique até que as duas pontas fiquem com tamanhos iguais e leve o meio até a parte superior (onde começará o nó). Passe uma ponta por cima do fio base e com a outra cruze passando por baixo do fio base. Puxe no meio do lado oposto e aperte o nó. Faça o mesmo procedimento com o lado inverso do fio e vá alternando.

Ponto Festoné

Já o ponto festonê precisa de uma peça parecida com um galho de madeira e de pelo menos três fios para iniciar.
O pau servirá de base. Lace os fios na madeira de forma que fiquem esticados. Dobre ao meio fazendo uma argola e puxe as duas pernas pelo meio fixando na madeira. Faca isso com todos os fios. Começando da esquerda para a direita. O primeiro fio da esquerda é o guia segure-o com a mão direita, mantenha o segundo fio na sua mão esquerda esticado por baixo do fio guia. Com o fio guia na mão direita forme um quatro com o seu dedo indicador e passe o outro fio da mão esquerda pelo meio do quatro e puxe o nó até a parte de cima e repita o processo, pois cada fio deve ter dois nós, depois comece com os outros fios.

 

 

GANHE DINHEIRO COM O MACRAMÊ. SAIBA COMO!

 

 

 

 

O processo é fácil e com prática e criatividade você vai se desenvolver facilmente. Pesquise e pratique para expandir suas habilidades e criar as suas próprias peças.

Assista o nosso vídeo e conheça mais sobre essa técnica. LINK DO VÍDEO

Acompanhe-nos através das redes sociais! Curta nossa página no facebook e siga-nos no Twitter e Instagram.

Alguma sugestão? Comente aqui, aguardamos seu comentário.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *