fbpx

Donas do Negócio, Mulheres Empreendedoras

O número de novos negócios vem crescendo e já se percebe uma maior participação de mulheres empreendendo em diversos mercados

Um assunto que ganha cada vez mais audiência, graças ao seu potencial de promover transformações na sociedade e na economia é o empreendedorismo feminino. Hoje estima-se que 3 em cada 4 lares são chefiados por uma mulher, muitas delas devido a terem o seu próprio negócio. Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre os Empreendedores Iniciais.
O olhar feminino para essa vocação amplia a possibilidade de vir a ser dona de um negócio e contribui para derrubar as barreiras sociais estimulando a sua liderança. Segundo dados do SEBRAE de 2018 metade dos MEIs (Micro Empreendedores Individuais) existentes no país são mulheres (48%). Ao investir nesta nova realidade, a mulher se depara com muitos obstáculos para conseguir empreender e ser reconhecida pela sua autonomia.
De acordo com a pesquisa mais de 2/3 das mulheres que são donas de negócio trabalham sem CNPJ, elas geralmente ganham menos do que os homens (22% a menos) e as mulheres MEIs trabalham mais em casa (55%).

Enfrentando os desafios que surgem durante a sua trajetória, elas acabam avançando e se impondo no mercado de trabalho. Geralmente essa quebra de barreira leva consigo uma verdadeira mudança de perspectiva. Isso apresenta um impacto extremamente positivo nas comunidades, colocando luz sobre outros aspectos que antes não eram vistos e também levando a uma transformação social mais profunda.

O empreendedorismo feminino traz consigo uma forma de enfrentamento ao empreendedorismo tradicional ao impulsionar uma forma diferente de pensar os negócios, tanto mulheres quanto outras camadas conquistam protagonismo e mais espaço, bem como reconhecimento e satisfação pessoal e profissional.
Essa autoestima profissional e financeira é o que fez com que diversas empreendedoras ganhassem um novo fôlego para tirar ideias do papel e investir em suas carreiras. Gerando, assim, mais renda, empregos e oportunidades de crescimento para outras mulheres.

Para isso são necessárias ações para incentivar, apoiar e orientar mulheres para que transformem seus sonhos em oportunidades de negócios.

 

5 thoughts on “Donas do Negócio, Mulheres Empreendedoras”

  1. Pingback: Ganhar dinheiro na páscoa - ClicMulher

  2. Pingback: No dia Internacional da Mulher temos muito que comemorar - ClicMulher

  3. Pingback: Branding pessoal o que é? Sabe qual é a sua marca? - ClicMulher

  4. Pingback: Mulheres Empreendedoras e os seus desafios - ClicMulher

  5. Pingback: Mãe empreendedora uma grandiosa missão - ClicMulher

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *