fbpx

Dieta para emagrecer, Jejum é uma ótima ideia.

Atividade física aliada a uma dieta para emagrecer pode ser uma boa ideia pra mudar os hábitos neste início de ano

Iniciamos mais um ano e o sentido de mudança desperta a ideia de começar a olhar para a saúde ou para melhorar o nosso estilo de vida. Atividade física, mudar a rotina e uma dieta para emagrecer é uma iniciativa que deve ser observada com cuidado. É uma ótima sugestão mas é importante procurar um nutricionista e um cardiologista. 

Começar uma dieta para emagrecer ou uma atividade física não é fácil, essas mudanças precisam de avaliação e variam de acordo com o sexo,  peso, altura, idade, hábitos e gostos. Uma receita infalível é comer menos e gastar mais energia.

Um bom cardápio também pode dar um empurrão para você atingir suas metas. A dieta para emagrecer deve ter pouco glúten e lactose, além de proporções precisas de carboidratos, proteína e gordura é assim que aconselham os nutricionistas.

Antes de iniciar uma dieta para emagrecer, é bom verificar se precisa mesmo perder peso e saber a quantidade de calorias que o nosso corpo necessita diariamente.

Por Pixabay

A acumulação de gordura deve-se, na maioria das vezes, à hábitos alimentares inadequados e à falta de atividade física. Uma dieta de emagrecimento não deve visar apenas a perda de peso imediata, mas a correção gradual desses hábitos, de modo a garantir resultados duradouros.

A perda rápida, além de poder ter reflexos negativos na saúde, não permite a adaptação do corpo às mudanças.

Uma boa sugestão de dieta para emagrecer é o jejum intermitente, são milhares as pessoas que querem emagrecer e tentam fazer o jejum intermitente. Ficar sem comer por horas não faz com que se consiga perder peso. Para ter sucesso é preciso dominar as técnicas do jejum para conseguir obter os resultados necessários para realmente emagrecer com saúde.

Alguns fatores são determinantes para assimilar e dar continuidade ao jejum intermitente, porque se a alimentação for pobre em nutrientes, a pessoa ir com muita sede ao pote e confundir fome com vontade de comer vai levar a sua dieta para emagrecer a um resultado negativo mas, conseguindo superar esses três erros básicos iniciais, o caminho para se fazer uma dieta para emagrecer vai ter um aproveitamento surpreendente.

Esse tipo de dieta para emagrecer tem alguns segredos e o grande erro que as pessoas cometem quando tentam aprender como fazer jejum intermitente é querer ficar longos períodos sem comer estando mal nutridas. Algumas pessoas passam anos se alimentando mal, com fast-foods , produtos industrializados e comidas com poucos nutrientes e de uma hora para outra, resolvem tentar ficar horas sem comer porque ouviram dizer que jejum intermitente emagrece. Essa é a receita para o fracasso.

Se você quer emagrecer com essa modalidade de dieta, precisa primeiro estar bem alimentada e isso significa ter uma alimentação forte, alimentar-se com comida de verdade. Comer carnes, ovos, hortaliças, frutas, sementes, nozes e castanhas.

Por Pixabay

Se você não estiver bem nutrida e tentar o jejum intermitente, sua vida vai ser um inferno, porque quando ficamos horas sem comer o nosso corpo tenta ter acesso aos seus estoques de gordura para suprir a energia necessária para se manter. E se ficarmos comendo besteira, a condição do nosso metabolismo irá dificultar esse acesso do corpo aos seus estoques de gordura e isso resulta em sentir mais fome e por consequência não se consegue concluir o período de jejum.

Pra começar a fazer o jejum intermitente não vá com sede demais ao pote. Se nunca praticou jejum na vida não fique repentinamente tentando ficar 18 ou até 24 horas sem comer. Praticar o jejum é um processo que vai se aprendendo aos poucos como dominar. A maneira mais fácil de começar com uma dieta para emagrecer é aproveitar nosso período de sono e transformar 12 horas de intervalo entre o jantar e o café da manhã no jejum. 

Começando desta forma torna a dieta mais simples se uma vez na semana, jantarmos às oito da noite e tomarmos café às oito da manhã. Esse é o jeito mais fácil pra começar. Então escolha um dia da semana, jante às 20h e tome café da manhã às 8h do dia seguinte. Você completou com sucesso o seu primeiro jejum intermitente!

Depois amplie a atividade para duas vezes por semana, e novamente amplie o tempo de jejum para 16 horas, jantando às 20h, pula o café da manhã, e almoça ao meio-dia. Aqui já ampliamos um pouco para um jejum intermitente de 16 horas e conseguimos um avanço que trará benefícios para a saúde. Incluindo a perda de peso.

Agora vamos a prática mais desafiadora da dieta para emagrecer que é o grande erro de confundir fome com vontade de comer.

Se durante toda a vida, a pessoa sempre tomou café da manhã e isso já é um hábito muito comum e resolve pular o café da manhã em determinado dia da semana isso é um problema para alguns. Mas se realmente a pessoa estiver bem nutrida, dificilmente sentirá fome fisiológica, mas se sentir essa fome psicológica que é a vontade de comer, precisa entender que não é por que o corpo precisa de nutrientes, mas sim por que você está sentindo falta do hábito de comer alguma coisa naquele horário. Entendendo essa sensação de fome e conseguindo distinguir as duas coisas a prática do jejum intermitente será muito mais fácil de praticar.

Mas o que comer no jejum intermitente? Nada, se você está no jejum, não vai comer nada.

O que é preciso entender é o que comer quando você não está no jejum intermitente. Ou seja, nas demais horas do dia. Foque na sua dieta para emagrecer. Se começou o jejum de 12h, tem que saber o que comer nas outras doze horas. Se está no jejum de 16h, precisa saber o que comer nas oito horas restantes.

E nesse período o foco está em manter uma alimentação forte. E aí consumir comida de verdade que são as carnes, ovos, hortaliças, frutas, sementes, nozes e castanhas. Também consumir alimentos nutricionalmente densos, como fígado, peixe, chia, linhaça, abacate e frutos do mar.

Por Pixabay

Pra vermos na prática como fazer uma dieta pra emagrecer baseada no jejum intermitente sugerimos uma formula bem prática.

O primeiro passo é por 5 a 7 dias, concentrar-se em manter uma alimentação forte baseada em comida de verdade e alimentos nutricionalmente densos como carnes, ovos, hortaliças, frutas, sementes, nozes e castanhas. Mas sempre consulte um nutricionista para obter uma dieta adequada.

O segundo passo é escolher um dia na semana para fazer o jejum de 12 horas. Nesse dia, janta-se às 20h e só se toma café da manhã às 8h do dia seguinte. É bom estar atento aquela sensação se é de fome de verdade ou apenas vontade de comer. Se não aguentar de fome, revise o primeiro passo e procure se alimentar ainda melhor.

O terceiro passo é repetir o primeiro e segundo passo, mas agora o jejum é de 12 horas duas vezes na semana.

O quarto passo é repetir o primeiro e segundo passo, mas agora adotar a experiência de pular o café da manhã e só almoçar ao meio-dia do dia seguinte, totalizando assim 16 horas de jejum.

Isso é tudo o que você precisa.

Chegando nas 16 horas de jejum intermitente, a pessoa já vai ter boa parte dos benefícios dessa prática, que são a queima de gordura acelerada e o aumento da sensibilidade a insulina.

E lembrando que já mais a frente para sua dieta para emagrecer ter mais sucesso a prática de exercícios físicos como ciclismo e dança que são atividades longas e de intensidade moderada, vão colaborar ainda mais pra uma vida mais saudável, pois permitem um consumo elevado de calorias.

Por Pixabay

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *