fbpx

Como diminuir as despesas domésticas

 

Aumenta o número de pessoas interessadas em poupar nas despesas domésticas e ter mais liberdade financeira

Um dos maiores vilões do trabalhador quando recebe o seu salário é geralmente a despesa doméstica, pois depois de pagar não sobra nada para gastar ou fazer uma poupança. A educação financeira é um tema que precisa ser divulgado, alguém pode até conhecer uma fórmula básica para se organizar como é a 50-15-35. Em média, metade do salário, pode ser gasto com as despesas domésticas mais importantes, outros 15% devem ir para prioridades financeiras (pagamento de dívidas e investimento). O restante, 35%, pode ser gasto com estilo de vida (bares, restaurantes, festas, viagem, compras, etc.). A partir daí, podemos planejar atingir objetivos como conquistar estabilidade financeira que exige equilíbrio com o dinheiro.

Pensando em ajudar e dar uma luz no fim do túnel, preparamos algumas dicas muito práticas para diminuir as despesas domésticas mensais. É aí que a economia dos 50% pode fazer a diferença. É mais fácil do que imagina.

O Primeiro ponto é a analise das despesas domésticas e corte dos desperdícios. Imagine por exemplo o serviço de uma faxineira, se a utilização do serviço for 3 ou mais vezes por semana. Com um planejamento mais eficiente existe aqui uma possibilidade de diminuir a frequência ou até eliminar o serviço. Organizando e dividindo tarefas para ao menos reduzir a frequência para apenas 1 vez na semana ou até mesmo por quinzena.

Outro ponto pode ser analisar a quantidade de itens por mês em produtos de limpeza e higiene pessoal que pode ser desperdiçado.  Comprar somente uma vez ao mês pode ser uma boa saída e tentar maximizar o uso conscientizando que o estoque pode durar até a próxima compra.

Economizar água com medidas simples. Fechar o registro em períodos em que a água é racionada. Há regiões nas quais essas medidas ajudam ao consumidor. O reaproveitamento da água da roupa para lavar quintal, verificar se não há vazamentos, tomar banhos mais rápidos, desligar a torneira ao escovar os dentes, juntar a louça antes de lavar.

 


Energia é outro grande vilão de consumo das despesas, seja mais racional no uso da energia elétrica, lâmpadas podem ser trocadas por modelos mais econômicos, abra as janelas e aproveite mais a luz natural, juntar roupas para lavar de uma só vez e usar por menos tempo os equipamentos com resistência (como chuveiros) podem economizar água e energia. Desligue aparelhos sem uso. Hoje existem aplicativos de automação residencial ou sensores de luz, outra análise é considerar tirar algumas lâmpadas de lustres ou passagens que tenham muitas lâmpadas ou que sejam bem próximos a outro cômodo iluminado. Pesquise sobre o sistema de cobrança da sua fornecedora de energia e tente ajustar seus gastos a estes parâmetros de economia indicados, evitando multas e conseguir descontos se  utilizar menos do que o previsto.

Organize-se com questões de moradia. Nos condomínios dá para reduzir alguns valores evitando uso excessivo de salões e churrasqueiras, sobre os quais se paga uma taxa de utilização e sendo criativo ao propor reunir com amigos em outros locais. Se tiver casa própria, também vale verificar as condições para obter descontos antes do pagamento de taxas como IPTU. Ou se for aluguel, reveja se o imóvel não é grande demais para sua família ou se não é possível migrar para bairros em que as ofertas compensem mais.

Use uma nova forma de fazer suas compras de supermercado. Sempre faça um levantamento do que tem em casa e em quais quantidades, para saber o que precisa repor para evitar exageros. Organize sempre seus armários e acompanhe o consumo dos itens. Além disto, pode-se considerar experimentar marcas que ofereçam produtos mais em conta, procure comprar frutas da época, elas geralmente ficam mais baratas. Tem também as chamadas “Marcas Brancas” que oferecem maiores descontos.

Pense e faça as contas antes de contratar internet e telefone, pesquise antes de adquirir um plano mensal de internet. Dependendo do uso pode-se rotear no seu plano do smartphone. Outra dica é ver se tem como compartilhar com vizinhos. A tecnologia está aí pra facilitar a vida, se o sujeito não tem tempo de parar para olhar suas contas, e usa essa desculpa pra não vigiar seus gastos e tomar atitudes simples.

Tem outra dica, monte uma planilha. Existem também aplicativos de automação das finanças, que acessa os gastos e mostra instantaneamente o andamento das despesas a partir de um smartphone. Existem diversos aplicativos online grátis que registram as movimentações da conta e cartão de crédito, categorizando automaticamente as despesas e apontando com mais clareza como controlar as finanças. O importante é ter em mente que a disciplina liberta, organizando as despesas domésticas mensais, alivia o stress do dia a dia.

A clareza de ver o que está faltando para conseguir reduzir os gastos é essencial. Baixe um aplicativo e comece a viver a liberdade financeira.

Se tem uma opinião ou ideia, compartilhe conosco!

7 thoughts on “Como diminuir as despesas domésticas”

  1. Pingback: Está na hora de fazer exercícios físicos em casa - ClicMulher

  2. Pingback: Como ganhar dinheiro na páscoa - ClicMulher

  3. Pingback: Mulheres Empreendedoras e os seus desafios - ClicMulher

  4. Pingback: Trabalhando em casa com alta produtividade - ClicMulher

  5. Pingback: Mãe empreendedora uma grandiosa missão - ClicMulher

  6. Pingback: COMO GANHAR DINHEIRO NA CRISE? CRIE SEU NEGÓCIO EM CASA - Interativ

  7. Pingback: Trabalhando em casa com alta produtividade - Interativ

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *